Escola estadual desenvolve alimentador automático para animais

A criação, produzida por dois alunos e um professor da Chácara Camponesa, ganhou o 1º lugar na Mostra de Robótica da Expo Movimento Inova

FONTE: CPP CENTRAL

Impressoras descartadas ganharam nova funcionalidade graças à criatividade dos estudantes Ricardo Lucas da Silva Melo e Pedro Henrique Mendes dos Santos e do professor de geografia Reinaldo Pais dos Santos da Escola Estadual Chácara Camponesa, em Francisco Morato.

Destinadas a virar lixo eletrônico, elas dão corpo a um alimentador automático de animais de estimação projetado pelo grupo.

“O projeto inicial não era com sucata, mas como não tínhamos o material, começamos a desmontar equipamentos que estavam para reciclagem. Moramos em uma região com poucos recursos, e a impressora descartada foi uma forma de dar vida ao projeto. Aproveitamos o corpo para armazenar a ração e a porta, que é aberta quando acionada e serve de suporte”, explica o professor.

O equipamento permite que o responsável pelo animal programe e o acione de onde estiver por um aplicativo de celular. A capacidade de armazenamento é de 2 a 3kg, dependendo do tamanho da ração.

“O aparelho tem uma câmera que movimenta 360° que permite ver, alimentar e falar com o pet”, conta Ricardo Lucas da Silva Melo.

“A parte mais desafiadora foi desenvolver o dispositivo de abrir e fechar. Tínhamos a ideia, mas não sabíamos como fazer”, lembra Pedro Henrique Mendes dos Santos. “No início até pensamos em colocar o aparelho para andar, mas chegamos à conclusão de que poderia assustar os bichinhos”, completa.

O projeto participou da Mostra de Robótica da Expo Movimenta Inova 2022 e ganhou o 1º lugar.

“Nossa escola nunca participava das feiras de ciências nem da Mostra do Expo Movimento Inova, e nosso professor nos incentivou. Daí, pensamos em criar algo bem inovador para poder competir de verdade”, declara Pedro Henrique Mendes dos Santos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s