“Vou fazer o meu melhor hoje,
procurar a excelência em mim mesma.”
– Monja Coen
Monja Coen
Coen Rōshi
Cláudia Dias Baptista de Souza
(São Paulo, 30 de junho de 1947)
monja zen budista brasileira
missionária oficial da tradição Soto Shu com sede no Japão.[2]
Monja Coen também é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001 com sede no bairro paulistano do Pacaembu.
Monja Coen é mais conhecida por fazer palestras, participar de reuniões e diálogos inter-religiosos e promover a Caminhada Zen, em parques públicos, projeto com objetivos ambientais e de paz.
Ser zen é ser ativo.
É estar forte e decidido.
E caminhar com leveza, mas com certeza …
Ser zen é servir, é cuidar, é respeitar, compartilhar.
– Monja Coen
Seu pai era filho de portugueses, e sua mãe oriunda da família paulista quatrocentona Dias Baptista, de grandes proprietários de terra no Alto Vale do Ribeira, por quem descendente do açoriano Manoel Rosa Luís e de Thomas Dias Baptista, mineradores que residiram em Apiaí – SP.
Ela é prima de Sérgio Dias Baptista, Arnaldo Dias Baptista e Cláudio César Dias Baptista, mais conhecidos por seus trabalhos com a banda Mutantes.
“A sabedoria não vem do acerto,
mas do aprendizado com os erros.”
– Monja Coen
Criada no Cristianismo, tendo estudado em colégio de freiras, dedicou-se a estudar o Budismo no Zen Center of Los Angeles, em 1983, logo depois partindo para o Japão e convertendo-se à tradição budista zen no Convento Zen Budista de Nagoia, tendo também estudado nos templos de Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo.
Antes de dedicar sua vida a religiosidade, atuava como jornalista e repórter em diversos jornais de São Paulo.
“Inclua em seu amor todo o planeta,
com árvores e insetos. Flores e pássaros.
Mares, rios, oceanos.“
– Monja Coen
De volta a São Paulo em 1995, liderou atividades no Templo Busshinji, tornando-se a primeira mulher e a primeira monja de ascendência não-japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil por um ano.
Em 2001, fundou a Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, com sede em São Paulo, para disseminar os ensinamentos do Zen Budismo, ordenar monges e monjas e servir à comunidade através de palestras, liturgias e bençãos de sabedoria.
“Faça o bem, fale o bem, pense o bem.”
– Monja Coen
FONTES
