Projeto Expedição Cirúrgica da USP chega a Bariri

Mais de 40 especialistas, como cirurgiões e enfermeiros, e mais de 20 alunos de medicina, do projeto Expedição Cirúrgica, estarão na cidade

Do dia 2 (sábado) a 10 de julho, Bariri, município do interior do estado de São Paulo, localizado na região de Bauru, recebe o Expedição Cirúrgica, um projeto de extensão acadêmica vinculado à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) com o apoio do Hospital das Clínicas e do Hospital BP – A Beneficência Portuguesa de SP.

O programa, que já tem 10 anos e passou por algumas cidades, como Coxim (MS), Pedra Azul (MG) e Bandeirantes, (PR), vai levar para a cidade um time com mais de 80 pessoas, entre alunos de medicina, médicos, enfermeiros, cirurgiões, anestesistas e ultrassonografistas para consultas, realização de exames e de cirurgias minimamente invasivas (videolaparoscopias) indicadas para o tratamento de várias doenças ginecológicas, como a endometriose, e doenças do aparelho digestivo.

“Bariri foi escolhida para receber o projeto este ano. Dessa maneira, vamos atender mulheres que necessitam de diagnóstico, tratamento e orientação sobre a endometriose, uma doença que apresenta sintomas, como cólica menstrual intensa e dor na relação sexual. A demora na descoberta é um empecilho para quem busca uma melhor qualidade de vida”, explica o ginecologista Mauricio Abrão, professor de Ginecologia da FMUSP e presidente da Associação Americana de Ginecologia Laparoscópica (AAGL) e coordenador do Setor de Ginecologia Avançada da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Na foto, o prefeito de Bariri (SP), Abelardinho, em São Paulo no mês de março de 2022, acompanhado do vice-prefeito, Fernando Foloni, e da diretora de Saúde de Bariri, Marina Prearo, quando firmou a parceria com a USP, na ocasião representada pelo Prof. Dr. Maurício Simões Abrão, tutor e apoiador do Projeto Expedição Cirúrgica da USP 2022.

Triagem realizada em abril

Uma equipe esteve na cidade entre os dias 15 a 17 de abril, e com a ajuda da Prefeitura e da Secretaria de Saúde de Bariri realizou mais de 350 atendimentos.

Agora, os pacientes que serão atendidos em consulta médica para triagem das cirurgias são os que já estão cadastrados para cirurgias eletivas em Bariri.

“Em um país com extremas desigualdades socioeconômicas, a Expedição Cirúrgica visa melhoras objetivas no presente a partir da realização de atendimento clínico, exames de imagem e cirurgias minimamente invasivas em populações carentes. Além do desenvolvimento da consciência crítica e do aprendizado técnico para os médicos do futuro, fundamentando-se no tripé ensino, assistência e pesquisa”, conclui Antonio Samaia Coelho, presidente da Expedição Cirúrgica da FMUSP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s