Cegueira, Surdez e Bacharelado em Filosofia • Helen Keller • 142 Anos

“As melhores e mais belas coisas do mundo,

não podem ser vistas nem tocadas

– devem ser sentidas com o coração.”

“The best and most beautiful things in the world, cannot be seen or even touched – they must be felt with the heart.” – Helen Keller

Helen Keller

Helen Adams Keller (Tuscumbia, 27 de junho de 1880Easton, 1 de junho de 1968) foi uma escritora, conferencista e ativista social norte-americana.

Foi a primeira pessoa surdocega da história a conquistar um bacharelado.

Em 1902 estreou na literatura publicando sua autobiografia A História da Minha Vida. Depois iniciou a carreira no jornalismo, escrevendo artigos no Ladies Home Journal.

A partir de então não parou de escrever.

Foi amiga de muitas figuras famosas, incluindo Alexander Graham Bell, Charlie Chaplin e Mark Twain. Keller e Twain foram considerados radicais políticos de esquerda.

Helen Keller em 1899 com sua companheira e professora Anne Sullivan. Foto tirada por Alexander
Graham Bell em sua Escola de Fisiologia Vocal e Mecânica da Fala.

Em 1904 graduou-se bacharel em filosofia, como membro da Phi Beta Kappa do Radcliffe College, [3] instituição que a agraciou com o prêmio Destaque a Aluno, no aniversário de cinquenta anos de sua formatura, tornando-se a primeira pessoa surdocega[4] da história a conquistar um bacharelado.

Keller se tornou um palestrante e escritora mundialmente famosa. Ela é lembrada como uma defensora das pessoas com deficiência, em meio a inúmeras outras causas. A comunidade surda foi amplamente impactada por ela. Ela viajou para vinte e cinco países diferentes, dando palestras motivacionais sobre as condições dos surdos.[8] Ela era sufragista, pacifista, socialista radical, defensora do controle de natalidade.

“A única coisa pior do que ser cego, é ter a visão, mas não ver.”

“The only thing worse than being blind is having sight but no vision.” – Helen Keller

Luta pela defesa dos Direitos Humanos

Em 1915, ela e George A. Kessler fundaram a instituição Helen Keller International (HKI). Organização dedicada à pesquisa em visão, saúde, nutrição e ao combate à fome.

Em 1916, ela enviou doações para a NAACP, envergonhada do tratamento desigual, que ela considerou não-cristão, do sul norte-americano para as “pessoas de cor”.[15]

Em 1920, ela ajudou a fundar a União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU), que se tornou uma referência para a defesa da liberdade de expressão e da democracia nos Estados Unidos.

Helen Keller com Anne Sullivan

Anne Sullivan

A história sobre como sua professora, Anne Sullivan, conseguiu romper o isolamento imposto pela quase total falta de comunicação, permitindo à menina florescer enquanto aprendia a se comunicar, tornou-se amplamente conhecida através do roteiro da peça The Miracle Worker, que virou o filme O Milagre de Anne Sullivan (1962), dirigido por Arthur Penn (em Portugal, O Milagre de Helen Keller). Seu aniversário em 27 de junho é comemorado como o Helen Keller Day no estado da Pensilvânia, e foi autorizado em nível federal por meio da proclamação presidencial de Jimmy Carter em 1980, no centenário de seu nascimento.

“Nunca abaixe a cabeça.

Mantenha-a sempre levantada.

Olhe o mundo diretamente nos olhos.”

“Never bend your head. Always hold it high. Look the world straight in the eye.” – Helen Keller

Tornou-se uma célebre e prolífica escritora, filósofa e conferencista, uma personagem famosa pelo extenso trabalho que desenvolveu em favor das pessoas com deficiência.[1]

Keller viajou muito e expressava de forma contundente suas convicções. Membro do Socialist Party of America e do Industrial Workers of the World, participou das campanhas pelo voto feminino, direitos trabalhistas, socialismo e outras causas progressistas.

Ela foi introduzida no Alabama Women’s Hall of Fame em 1971.

Helen Keller com Anne Sullivan

FONTES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s