Gilberto Gil • 80 Anos

“Minha aura clara, só quem é clarividente pode ver, Fogo eterno pra afugentar, o inferno pra outro lugar.”

Gilberto Gil, na canção “Palco”

Gilberto Gil

80 Anos

Gilberto Passos Gil Moreira, mundialmente conhecido como Gilberto Gil GCIH (Salvador, 26 de junho de 1942), é um músico brasileiro, conhecido por sua inovação musical e por ser vencedor de prêmios Grammys, Grammy Latino, galardeado pelo governo francês com a Ordem Nacional do Mérito (1997).

Em 1999, foi nomeado “Artista pela Paz”, pela UNESCO.[2]

Gil foi também embaixador da ONU para agricultura e alimentação e Ministro da Cultura do Brasil (2003– 2008).

Em mais de cinquenta álbuns lançados, ele incorpora a gama eclética de suas influências, incluindo rock, gêneros tipicamente brasileiros, música africana e reggae, por exemplo.

Biografia

Gilberto Gil nasceu em 26 de junho de 1942, em Salvador, Bahia.

É o primogênito de José Gil Moreira, médico formado pela Universidade da Bahia, e de Claudina Passos Gil Moreira, professora primária.

Aos três anos de idade, o menino já manifestava seu desejo de ser músico, fascinado com os sons da banda local, do sanfoneiro Cinézio e dos cantadores e violeiros[4] – remanescentes dos trovadores medievais, cantam versos de improviso, fazendo desafios entre si, contando estórias e história nos pontos mais longínquos do interior. Era uma das principais fontes de informação da população nordestina do Brasil.

Seus versos eram feitos impressos em cordeis[7].

Liberdade digital

Lembrando que Gilberto Gil participou recentemente de um disco livre promovido mundialmente pela Creative Commons com a música Oslodum.

Em 11 de março de 2007, o jornal estadunidense The New York Times dedicou uma matéria aos esforços de Gilberto Gil em relação a “flexibilizar direitos autorais”.

Jimmy Cliff e Gilberto Gil.

A matéria, intitulada Gilberto Gil Hears the Future, Some Rights Reserved (Gil ouve o futuro, com alguns direitos reservados) elogia o trabalho do ministro da cultura quanto à aliança formada com a Creative Commons em 2003, uma de suas primeiras ações como ministro.

“Minha visão pessoal é que a cultura digital traz consigo uma nova ideia de propriedade intelectual, e que esta nova cultura de compartilhamento pode e deve informar políticas governamentais.”, disse Gil.[101][102]

Gilberto Gil em festa com a família. Esposa, filhos e netos.

Vida pessoal

Em 2009, o cantor obteve a cidadania italiana, por ser casado com Flora Giordano, neta de italianos. [103]

O cantor é pai de oito filhos.

Do casamento com Belina de Aguiar Gil Moreira teve: Nara de Aguiar Gil Moreira (1966) e Marília de Aguiar Gil Moreira (3 de fevereiro de 1967).

Do casamento com Sandra Barreira Gadelha Gil Moreira, teve Pedro Gadelha Gil Moreira (17 de maio de 1970 – 25 de Janeiro de 1990), Preta Maria Gadelha Gil Moreira (8 de agosto de 1974) e Maria Gadelha Gil Moreira (13 de Janeiro de 1976).

Com Flora Nair Giordano Gil Moreira, teve Bem Giordano Gil Moreira (13 de Janeiro de 1985), Isabela Giordano Gil Moreira (3 de Janeiro de 1988) e José Gil Giordano Gil Moreira (27 de Agosto de 1991).

Caetano Veloso e Gilberto Gil tocando juntos durante um show.

Discografia

Tropicália – Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Tom Zé, Rita Lee e os Mutantes.

Tropicália – Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Jorge Ben, Rita Lee e os Mutantes.

Gilberto Gil em 1979.

CITAÇÃO

Gilberto Gil – A conceituação do amor

“Drão! O amor da gente é como um grão / Uma semente de ilusão / Tem que morrer pra germinar / Plantar nalgum lugar / Ressuscitar no chão / Nossa semeadura / Quem poderá fazer aquele amor morrer / Nossa caminhadura / Dura caminhada / Pela noite escura.”

Gilberto Gil, em trecho da canção ‘Drão‘, de sua autoria.

Gilberto Gil

Gilberto Passos Gil Moreira

26 de junho de 1942

80 Anos

www.gilbertogil.com.br

FONTES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s