Dia Mundial da Educação • 28 de Abril

A data foi instituída no Fórum Mundial de Educação, realizado em Dakar, no Senegal, no ano 2000. Ao todo, 164 países, incluindo o Brasil, decidiram juntos estabelecer um dia global em favor da educação.

Hoje, mais do que nunca, o CPP declara: a educação é a principal área para o desenvolvimento humano, responsável pela formação cidadã.

Incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação para o mundo. Esse é o objetivo do Dia Mundial da Educação, celebrado hoje dia 28 de abril.

FONTE: CPP CENTRAL

“Ingressei como professor quando os estudantes viam os mandatários comprometidos com a educação.”

Silvio dos Santos Martins

– lembra o professor Silvio dos Santos Martins, 2º vice-presidente do CPP

Ao celebrar seus 92 anos de comprometimento com o magistério, o CPP enfoca o Dia Mundial da Educação, comemorado em 28 de abril, como incentivo para que o contexto educacional alcance o protagonismo que merece como base de uma sociedade com valores mais justos, éticos e igualitários.

O Portal CPP convidou o professor Sílvio dos Santos Martins, segundo vice-presidente da entidade para opinar acerca do desafiador momento da educação paulista:

Portal CPP: Qual a sua avaliação do magistério paulista?

Professor Silvio:

A situação dos professores é preocupante.

Acompanhamos ano após ano a defasagem profissional daqueles que abraçam o magistério. Ninguém é atraído para nenhuma profissão sem que haja um salário condizente que dê condições de sobrevivência. A cada dia que passa os jovens são afastados do magistério. Se queremos uma educação de qualidade que atinja os objetivos temos que estar ao lado dos professores e da sua valorização.

Governo após governo vemos que a excelência da educação não é uma meta a ser atingida. A qualidade do ensino no Brasil cai gradativamente. Ou a gente muda por meio da valorização dos professores trazendo para a educação os jovens mais capacitados, ou então, cairemos cada vez mais no contexto global. É muito preocupante: sem uma educação de qualidade teremos no futuro que carregar uma responsabilidade que não cabe aos professores, mas sim, ao governo.

Como educador, em que época o senhor enxerga a valorização do professor de forma mais significativa?
Meus familiares e eu sempre tivemos em mente ocupar o magistério. A educação era valorizada.

Na minha formatura como professor primário quem me entregou o diploma foi o professor Sólon Borges dos Reis. Isso tem um valor muito grande. Foi nos idos de 1963. Fomos nós, os estudantes, que escolhemos o professor Sólon, do CPP, para ser o nosso paraninfo, ou seja, os próprios estudantes davam valor à educação.

Foto: Folha do Povo – 29 de agosto de 1992

Quando ingressei como professor, em 1964, os estudantes viam os nossos mandatários comprometidos com a educação. Por vezes, precisávamos fazer alguns movimentos para atingir os nossos objetivos, mas o governo também se preocupava com a educação. Hoje não vemos preocupação alguma por parte do governo.

Não há praticamente nenhum mandatário de São Paulo, desde Mário Covas, que tenha valorizado a educação pública. A administração de João Doria coroou a pior situação que o magistério já atravessou. Penso que ao lado de Alckmin e José Serra o mais recente governo mostrou que, para eles, a educação não tem nenhum valor.

CPP entrará com ação coletiva

A cada dia dos seus 92 anos, o Centro do Professorado Paulista reafirma os propósitos de sua fundação: fortalecer e dar voz aos profissionais do magistério de São Paulo. As ações em favor de seus associados são muitas. Veja esse exemplo: o governo federal liberou para 2022 um piso no valor de R$ 3.845,63. Entretanto, São Paulo oferece aos professores a complementação por meio o abono. Em razão disso, o CPP entrará com uma ação coletiva para que esse valor seja a base para toda a educação paulista e não como quer o governo, um complemento para que o professor que está abaixo do piso possa atingir.

FONTE: CPP CENTRAL

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s