-
🛑 Recesso de Final de Ano

O clube e os cursos do Centro do Professorado Paulista de Bauru estarão em recesso, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, para o Natal, e nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2026, por causa do Réveillon. Nos outros dias desse período de festas, estaremos em funcionamento normalmente. E nós professores e professoras do CPP Bauru, agradecemos pela sua companhia nesse ano que se encerra, e desejamos a todos os nossos associados, familiares e amigos, um Feliz Natal e um 2026 cheio de saúde, amor e prosperidade para todos 😊
-
🖥️ Vídeo Apresentação do CPP Bauru ❤️ Natal 2025

Conheça a Sede Regional Bauru do Centro do Professorado Paulista, que celebrou em agosto de 2025, seu Jubileu de Diamante de 60 anos, com um relevante trabalho em defesa da Educação no Estado de São Paulo. O vídeo apresenta as instalações do clube, serviços e cursos da Sede. Traz também associados, diretores, amigos e familiares desejando um Feliz Natal. Ao final, o CPP Bauru faz uma homenagem póstuma aos professores Sólon Borges dos Reis, Rodolpho Pereira Lima e Vera Durand, pelo legado que deixaram para o Centro do Professorado Paulista da cidade.
-
🖼️ Fotos da Moção de Aplauso de Estela Almagro 🏡 Câmara Municipal de Bauru

A vereadora Estela Alexandre Almagro entregou nesta quinta-feira (4), a Moção de Aplauso para a Sede Regional Bauru do Centro do Professorado Paulista, pelos seus 60 anos de relevante trabalho em defesa da Educação no Estado de São Paulo. A homenagem da parlamentar, contou ainda com a apresentação do Coral Feminino do CPP Bauru, e foi gravada e disponibilizada nos canais de comunicação do Poder Legislativo. O evento, que marcou a importância histórica da instituição, teve seus momentos registrados pelas lentes do fotógrafo Flavio Guedes, que capturou todos os presentes na cerimônia da homenagem.





























































































-
🖼️ Reorganização da rede estadual em 2026 preocupa CPP

Neste programa, o presidente do CPP, professor Silvio dos Santos, fala sobre a nova proposta de reorganização da rede estadual de ensino, formulada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e porquê ela traz preocupação para os professores.
🔔 O futuro da Educação 🔷 Presidente Silvio Martins
VÍDEO 🖥️ O Brasil corre o risco de um apagão de professores. Faltam incentivos, sobram desafios. Enquanto muitos desistem da profissão, o futuro da educação fica em jogo. O Centro do Professorado Paulista reforça: é urgente valorizar quem ensina.
📢 Palavra do presidente do CPP
A educação paulista tem sido tratada como uma planilha de metas, sem considerar a complexidade das escolas, o trabalho dos professores e a formação dos estudantes. O CPP entende que iniciativas como a avaliação 360º, não representam valorização profissional, mas sim mais pressão e insegurança em um ambiente já sobrecarregado.
Professor Silvio dos Santos Martins assume a presidência do CPP
Nesta terça-feira (15), em reunião do Conselho Superior, o professor Silvio dos Santos Martins foi empossado presidente do Centro do Professorado Paulista. A solenidade aconteceu no teatro Áureo Cruz, na Sede Central da entidade e reuniu membros da diretoria e associados. A abertura aconteceu às 10h16 com uma prece feita pela professora Neuza
-
🖼️ A Crise de Saúde Mental dos Professores em SP

Um levantamento exclusivo do Centro do Professorado Paulista (CPP), publicado pela Revista Fórum, revelou um cenário alarmante na rede estadual de ensino de São Paulo. Entre janeiro e setembro de 2025, o estado registrou 25.699 licenças médicas de professores por transtornos mentais e comportamentais, o que representa uma média de 95 afastamentos por dia. Nesse período, os educadores ficaram um total de 911.634 dias longe das salas de aula, com uma média de 35 dias por licença. Esses números acendem um alerta sobre o impacto das políticas educacionais da gestão de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), que incluem a possibilidade de redução de salas de aula, aumentando a pressão e a sobrecarga de trabalho sobre os docentes.
De acordo com o diretor-geral administrativo do CPP, Alessandro Soares, a raiz do problema é estrutural, resultando da precarização e do isolamento na profissão. Ele enfatizou a gravidade da situação: “Esses números são um grito de alerta. O professor está adoecendo a cada dia.” Soares também destacou que fatores como longas jornadas, o atendimento em múltiplas escolas, a violência no ambiente escolar, a desvalorização profissional e as cobranças incessantes são os principais motivadores de estresse. Ele concluiu, apontando para a solução: “É de suma importância a ampliação do suporte psicológico aos profissionais da educação, uma vez que a manutenção desse cenário compromete não apenas o bem-estar dos professores, mas também a qualidade do ensino e o futuro dos estudantes.”
O presidente do CPP, Sílvio dos Santos Martins, corroborou a análise, explicando à Fórum que houve uma aceleração na desvalorização dos professores, exacerbada por medidas recentes da Secretaria de Educação, como a redução de salas e de carga horária. Essas políticas afetam diretamente a saúde mental e o salário dos educadores, já que São Paulo é um dos estados que não paga o piso salarial federal sem considerar o abono. Martins descreveu a realidade dos docentes: “Esse é o caso que temos. É uma realidade difícil, porque se você não tem segurança, estabilidade, você fica por conta dos superiores, daqueles que direcionam e consequentemente isso dá preocupação, é uma sobrecarga na vida do professor.”
A crise de saúde mental, com quase metade dos casos concentrados na capital, é atribuída a um conjunto de fatores que se intensificaram nos últimos anos, conforme o CPP. Entre eles estão as salas superlotadas, o aumento de tarefas burocráticas, a falta de equipes de suporte psicossocial e os recorrentes casos de violência nas escolas. A entidade alerta que, ao contrário de amenizar o quadro, o plano do governo de reduzir o número de salas de aula pode agravar a sobrecarga, já que isso tende a aumentar o tamanho das turmas remanescentes, pressionando ainda mais os professores e afetando a qualidade do ensino oferecido aos estudantes.
O link da matéria original da Revista Fórum é: https://revistaforum.com.br/politica/2025/11/17/efeito-tarcisio-sp-tem-media-de-95-afastamentos-diarios-de-professores-por-saude-mental-192278.html
-
🖼️ Fotos de Ubatuba 🚌 Excursão do CPP Bauru 🕗 NOV 2025

A professora Venetia Vieira, diretora de turismo do Centro do Professorado Paulista de Bauru, registrou em fotos alguns dos momentos e instalações da Colônia de Férias do CPP em Ubatuba.
💎 A excursão, que aconteceu de 19 a 24 de novembro, foi mais uma viagem organizada pelo CPP Bauru, com transporte, hospedagem, refeições e passeios inclusos. Confira sempre em nossos espaços virtuais, as novidades para os próximos destinos ☺
















-
👏 Entrega da Moção de Aplauso 🕗 4 de Dezembro às 15h 🏡 Câmara Municipal de Bauru

A vereadora Estela Alexandre Almagro convida a todos para a entrega da Moção de Aplauso para a Sede Regional Bauru do Centro do Professorado Paulista, pelos seus 60 anos de relevante trabalho em defesa da Educação no Estado de São Paulo.
A homenagem da parlamentar, contará ainda com a apresentação do Coral Feminino do CPP Bauru, e será gravada e disponibilizada nos canais de comunicação do Poder Legislativo.
A Câmara Municipal de Bauru, fica na Praça Dom Pedro II, 1-50 — Centro, Bauru / SP.
-
🔔 Restabelecimento da remuneração dos professores da PEI

CPP dá orientações sobre a ação que garante o restabelecimento do valor global da remuneração dos professores da PEI
O Centro do Professorado Paulista obteve, no dia 21 de outubro, uma vitória judicial de grande relevância para os docentes que atuam no Programa de Ensino Integral (PEI).
A ação judicial MS Coletivo – Redução da Gratificação PEI, que visa garantir que os profissionais vinculados à PEI em 2022, que recebiam a gratificação de 75% sobre o salário base, não tenham seus vencimentos reduzidos com a mudança da GDPI para a GDE, preservando o global remuneratório daquele ano, foi julgada procedente pelo Tribunal de Justiça, mas ainda aguarda o trânsito em julgado da decisão.
Assim que houver decisão definitiva favorável, divulgaremos todos os procedimentos para que os professores que sofreram redução nos vencimentos possam encaminhar a documentação necessária, possibilitando o início da execução.
Para maiores esclarecimentos, os associados podem entrar em contato com o Departamento Jurídico do CPP por e-mail (juridico@cpp.org.br) ou pelo telefone (11) 3340-0500.
-
🔔 O futuro da Educação 🔷 Presidente Silvio Martins

VÍDEO 🖥️ O Brasil corre o risco de um apagão de professores. Faltam incentivos, sobram desafios. Enquanto muitos desistem da profissão, o futuro da educação fica em jogo. O Centro do Professorado Paulista reforça: é urgente valorizar quem ensina.
🖼️ Reorganização da rede estadual em 2026 preocupa CPP
Neste programa, o presidente do CPP, professor Silvio dos Santos, fala sobre a nova proposta de reorganização da rede estadual de ensino, formulada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e porquê ela traz preocupação para os professores.
-
🔔 TV Câmara de Bauru mostra Moção de Aplauso para o CPP 🖥️ Vídeo na íntegra

As imagens das homenagens prestadas pelos vereadores Marcos Antonio de Souza e José Roberto Martins Segalla ao Centro do Professorado Paulista (CPP) pelos seus 95 anos de trabalho em defesa da Educação no Estado de São Paulo. A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Câmara de Bauru, nesta tarde do dia 30 de outubro. Assista aqui à gravação da cerimônia na íntegra.
Entre os convidados e autoridades que prestigiaram a celebração, destacou-se a presença de importantes membros do corpo diretivo do CPP, como Alessandro Soares, diretor-geral administrativo da sede central. A sede regional de Bauru também esteve bem representada por sua diretora, Neuza Aracy Costa Sampaio, e por demais membros da diretoria local. O prestígio do evento foi reforçado pela presença do secretário municipal de Educação de Bauru, Nilson Ghirardello, e de representantes de outras entidades de classe da educação.
A solenidade contou com um momento cultural especial em tributo ao trabalho do CPP, seus associados, amigos e familiares. A cerimônia foi abrilhantada pela participação do Coral Feminino do CPP de Bauru, que realizou sua apresentação sob a regência de Patrícia de Carli, encerrando as homenagens aos 95 anos de dedicação da entidade à causa educacional.
🖼️ Fotos da Moção de Aplauso para o CPP 🏡 Câmara Municipal de Bauru
As homenagens prestadas pelos vereadores Marcos Antonio de Souza e José Roberto Martins Segalla ao Centro do Professorado Paulista (CPP) celebraram os seus 95 anos de notável e relevante trabalho em defesa da Educação no Estado de São Paulo. O evento, que marcou a importância histórica da instituição, teve o registro de Flavio Guedes
Início
👏 59 Anos de lutas e conquistas para o professorado de Bauru e região







