A data homenageia os profissionais dedicados ao estudo e à observação das dinâmicas atmosféricas e variações climáticas da Terra. A atuação do meteorologista é fundamental para a sociedade, pois permite a previsão do tempo e do clima, baseada na coleta e análise de dados cruciais como a umidade, a pressão e a temperatura do ar, além do volume de precipitação.

A importância do trabalho desses especialistas transcende o cotidiano individual, como o simples ato de decidir se levar ou não um guarda-chuva. A precisão das previsões meteorológicas é vital para auxiliar na prevenção de acidentes e na redução de perdas econômicas em setores-chave como a agricultura, o turismo e o transporte, garantindo maior segurança e planejamento estratégico para diversas áreas de produção e serviços

A escolha do dia 14 de outubro como data de comemoração no país foi oficializada para coincidir com a data da regulamentação da profissão no Brasil, que ocorreu por meio da Lei Federal nº 6.835, em 14 de outubro de 1980. Antes dessa definição, impulsionada por uma decisão da Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) em 2004 e aprovada pelo CONFEA em 2008, o Dia do Meteorologista era celebrado em 3 de março.

É importante diferenciar a celebração nacional do Dia Mundial da Meteorologia, que é comemorado globalmente em 23 de março. Esta data internacional marca a criação da Organização Meteorológica Mundial (OMM), uma instituição ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), que teve sua convenção estabelecida em 23 de março de 1950, e cuja celebração anual teve início em 1961.

Deixe um comentário

DESTAQUES