Data de grande relevância que celebra o trabalho essencial e a dedicação de profissionais cruciais para a reabilitação e a melhoria significativa da qualidade de vida de inúmeras pessoas. Embora atuem de forma complementar, Fisioterapia e Terapia Ocupacional possuem focos e abordagens distintos. A Fisioterapia concentra-se primordialmente na recuperação, desenvolvimento e manutenção da função física. Por sua vez, a Terapia Ocupacional tem seu foco na autonomia e na independência do indivíduo para a realização de atividades cotidianas que são significativas para sua vida — as chamadas “ocupações”.

O fisioterapeuta trata de disfunções do movimento em sistemas como o musculoesquelético e neurológico, utilizando técnicas como exercícios terapêuticos, eletroterapia, massagens e mobilizações para aliviar a dor, restaurar a mobilidade e fortalecer a musculatura, visando a plena recuperação de movimentos e funções corporais. 

O terapeuta ocupacional trabalha para que o paciente consiga vestir-se, alimentar-se, trabalhar ou interagir socialmente. Para isso, utiliza atividades práticas e treino de habilidades, além de adaptar o ambiente e os objetos para facilitar a execução das tarefas, englobando também aspectos cognitivos e psicossociais.

A união dessas duas profissões em uma equipe de reabilitação oferece um tratamento integral e mais eficaz ao paciente. O fisioterapeuta atua para que a pessoa recupere a capacidade física, por exemplo, a força e a amplitude do movimento de um braço. Já o terapeuta ocupacional auxilia a aplicar essa capacidade recém-adquirida nas atividades práticas do dia a dia, como cozinhar, digitar ou pentear o cabelo. Juntos, eles garantem que o paciente não apenas se recupere fisicamente, mas também readquira a plena participação na vida social e pessoal.

A oficialização da data, instituída pela Lei nº 13.084 em 2015, reconhece a importância social dessas duas áreas da saúde. Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais atuam com o compromisso de promover o bem-estar e a funcionalidade de seus pacientes.

Deixe um comentário

DESTAQUES