Comemoração estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2007. A escolha da data faz uma homenagem à aprovação da Declaração Universal da Democracia, documento de 1997 assinado por 128 países, incluindo o Brasil, que define os princípios e os elementos de um governo democrático. O intuito dessa celebração é difundir a democracia como um valor essencial que promove a segurança, a igualdade e o desenvolvimento de todas as pessoas.
A proclamação da data demonstra que a democracia é um processo que não para, mas que se desenvolve e exige o esforço contínuo de toda a sociedade. A ONU ressalta que é fundamental a participação ativa da população, de órgãos governamentais e de organizações da sociedade civil para que o ideal democrático se torne uma realidade em todo o mundo. A primeira celebração oficial aconteceu em 2008 e, desde então, vários eventos são realizados para incentivar a reflexão e fortalecer o sistema democrático.
A Declaração Universal da Democracia descreve em seus textos a importância do estado de direito, destacando que a lei deve prevalecer para todos. Nesse modelo de governo, ninguém está acima da lei e todos são tratados de maneira igual perante a ela, o que é um dos alicerces para a manutenção dos direitos humanos. O documento também aponta a importância das eleições para o exercício da democracia.
A Declaração Universal da Democracia enfatiza que as eleições devem ser realizadas de forma livre e justa, de modo que a população consiga expressar sua vontade periodicamente. Além disso, as eleições devem ser pautadas em sufrágio universal, em que todos os cidadãos podem votar, de forma igualitária e secreta, o que garante a transparência e permite a escolha de representantes em condições de igualdade para todos os eleitores.


Deixe um comentário