Data comemorativa dos profissionais dedicados a cuidar da saúde mental e emocional das pessoas. Os psiquiatras fazem o diagnóstico, o tratamento e a prevenção dos transtornos mentais. A escolha deste dia é uma homenagem à fundação da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em 13 de agosto de 1966, um marco fundamental para o desenvolvimento e a organização da psiquiatria no país.
A criação da ABP marcou um divisor de águas na história da psiquiatria brasileira, profissionalizando a área e impulsionando o desenvolvimento de pesquisas, aprimoramento de tratamentos e a defesa dos direitos dos pacientes.
Diferente de outros campos da saúde que tratam de órgãos físicos, o psiquiatra lida com a complexidade da mente humana, utilizando uma variedade de abordagens que incluem terapias, medicamentos e, em alguns casos, intervenções mais específicas. A evolução da psiquiatria ao longo dos anos transformou-a de um campo que muitas vezes estigmatizava seus pacientes em uma disciplina científica e humana, focada na recuperação e na qualidade de vida.
Hoje, a data nos convida a refletir sobre a importância de desmistificar a saúde mental. Procurar um psiquiatra deve ser visto como um ato de autocuidado e coragem, e não como um motivo de vergonha. Quem tem depressão, ansiedade, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtornos alimentares, vícios, entre outros problemas, e não admite ou aceita a necessidade de se consultar um psiquiatra, está perdendo a chance de acabar com seu sofrimento, e melhorar sensivelmente sua saúde mental.


Deixe um comentário