Escritores são criadores de histórias, poemas, ensaios e todo tipo de texto que alimenta o imaginário coletivo, provoca reflexões e eterniza momentos. Esse é um dia para aplaudir a dedicação, a pesquisa, a criatividade e a coragem daqueles que transformam ideias em letras e sentimentos em narrativas, impactando gerações e enriquecendo a alma brasileira.
Nosso cartão comemorativo do Dia Nacional do Escritor, traz uma lista do Google, por ordem de aparição, com os maiores escritores brasileiros de todos os tempos, segundo a ferramenta de busca. Ficaram de fora muitos nomes que poderiam estar entre os primeiros, principalmente os autores contemporâneos de não ficção, acadêmicos, poetas da música e os escritores brasileiros que mais venderam livros, como Paulo Coelho, com mais de 350 milhões de exemplares vendidos mundialmente, sendo o autor de língua portuguesa mais vendido de todos os tempos.
A origem dessa data especial remonta à década de 1960, um período de efervescência cultural no Brasil. Foi durante o I Festival do Escritor Brasileiro, um evento marcante organizado pela União Brasileira de Escritores (UBE), que a ideia de instituir um dia para celebrar os escritores começou a tomar forma. Sob a liderança do então presidente da UBE, João Peregrino Júnior, e com a influência e o prestígio de um dos maiores ícones da nossa literatura, Jorge Amado, o festival serviu como o palco perfeito para consolidar essa homenagem.
A instituição do Dia Nacional do Escritor reforça a importância da literatura e dos profissionais que a criam para a cultura e a identidade nacional, reconhecendo o valor de suas contribuições para a sociedade.


Deixe um comentário