Texto de Cláudia Ferreira | 15 jul, 2025 | Acontece no CPP | Foto: Simone Tortato
🎯 Posse do novo presidente aconteceu durante Reunião do Conselho Superior
Nesta terça-feira (15), em reunião do Conselho Superior, o professor Silvio dos Santos Martins foi empossado presidente do Centro do Professorado Paulista.
A solenidade aconteceu no teatro Áureo Cruz, na Sede Central da entidade e reuniu membros da diretoria e associados. A abertura aconteceu às 10h16 com uma prece feita pela professora Neuza, primeira-secretária. Na sequência, a professora Loretana Paolieri Pancera recebeu uma homenagem póstuma que emocionou os presentes.
O Coral Mestras Cantoras – Professora Loretana Paolieri Pancera se apresentou, cantando também o hino do CPP.
O professor Sebastião Mario dos Santos fez a diplomação do professor Silvio, o empossando oficialmente como 11º presidente do CPP.
“Coube a mim a honra e a satisfação”, disse o novo segundo vice-presidente ao entregar o diploma.
Silvio dos Santos Martins será presidente de 2025 a 2026, e fez um discurso que enfatizou sua profunda relação com o CPP.
“Existem momentos na vida em que, paradoxalmente, a alegria acontece em paralelo com a tristeza”, começou ele fazendo alusão ao falecimento da professora Loretana Paolieri Pancera, e menção ao trabalho daqueles que o antecederam no cargo mais importante da entidade.
“Quem luta pela Educação, luta pela pátria, luta pela família. […] Estaremos juntos lutando pela Educação e pelo CPP”, completou Silvio dos Santos Martins.
O professor Azuaite Martins de França, atual primeiro vice-presidente, não pôde comparecer à solenidade devido a um compromisso firmado anteriormente.
Ainda na reunião desta terça-feira, a professora Laismeris Cardoso de Andrade assumiu o posto de terceira vice-presidente e reforçou o compromisso da entidade de lutar pelo magistério com ética e perseverança.
“O CPP tem uma história de consenso, de ética, e isso trouxe o CPP até aqui. Acredito que nesse novo comando nada vai mudar, o CPP vai caminhar conforme as situações como sempre fez, ao lado dos professores”, afirmou ela.
Outra mudança na diretoria da entidade foi a indicação e aprovação, por unanimidade, do professor Alessandro Soares para o cargo de segundo-secretário.
🔎 Veja a nova composição da presidência do CPP:
Professor Silvio dos Santos Martins – Presidente
Professor Azuaite Martins de França – 1º vice-presidente
Professor Sebastião Mario dos Santos – 2º vice-presidente
Professora Laismeris Cardoso de Andrade – 3ª vice-presidente

🔔 Atribuição de Aulas 2026 🕗 Nota de Posicionamento
O Centro do Professorado Paulista (CPP) acompanha com atenção o início do processo de atribuição de classes e aulas na rede estadual de São Paulo. Cerca de 190 mil professores participam desse procedimento, que envolve diferentes vínculos profissionais, como docentes contratados, admitidos e efetivos.
🔔 Saúde Mental na Educação: Crise entre Professores de SP desperta Alerta
Em entrevista concedida ao Jornal da Canção Nova, o professor Silvio dos Santos Martins, presidente do Centro do Professorado Paulista (CPP), discutiu o cenário alarmante da saúde mental entre os educadores do estado de São Paulo. A reportagem, assinada por Aline Imercio e Antonio Matos, destaca que o volume de afastamentos
🖼️ Reorganização da rede estadual em 2026 preocupa CPP
Neste programa, o presidente do CPP, professor Silvio dos Santos, fala sobre a nova proposta de reorganização da rede estadual de ensino, formulada pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, e porquê ela traz preocupação para os professores.
🔔 O futuro da Educação 🔷 Presidente Silvio Martins
VÍDEO 🖥️ O Brasil corre o risco de um apagão de professores. Faltam incentivos, sobram desafios. Enquanto muitos desistem da profissão, o futuro da educação fica em jogo. O Centro do Professorado Paulista reforça: é urgente valorizar quem ensina.
📢 Palavra do presidente do CPP
A educação paulista tem sido tratada como uma planilha de metas, sem considerar a complexidade das escolas, o trabalho dos professores e a formação dos estudantes. O CPP entende que iniciativas como a avaliação 360º, não representam valorização profissional, mas sim mais pressão e insegurança em um ambiente já sobrecarregado.


Deixe um comentário