A celebração reconhece não apenas a tecnologia em si, mas o papel fundamental que ela desempenha na vida das pessoas e na constante evolução da sociedade. É uma comemoração do diálogo, da conexão e da inovação que continua a moldar nosso futuro digital. No Brasil, discute-se nesse momento, os perigos e crimes praticados nas mídias digitais, que nos próximos anos deverão ser submetidas a uma regulamentação mais severa, com o intuito de proteger seus usuários de golpes e fake news.
A data é comemorada em mais de 90 países, com atividades que vão desde palestras e debates até a participação online através da hashtag #SMDay — abreviação para Social Media Day. A ideia de criar um dia específico para a mídia social surgiu em 2010 com o site Mashable. Especialista em tecnologia e no mundo das redes sociais, o Mashable propôs essa data como uma forma de homenagear e celebrar as profundas transformações que essas plataformas provocaram na comunicação e na interação humana.
Desde as primeiras experiências de socialização online, como o Classmates (1995) e o SixDegrees (1997), até gigantes como Facebook, Instagram, LinkedIn e Twitter, as mídias sociais redefiniram a maneira como nos conectamos, compartilhamos informações e interagimos com o mundo. Elas democratizaram a produção e a disseminação de conteúdo, deram voz a indivíduos e pequenas empresas, e transformaram o mercado da comunicação e do marketing.
Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheceu a importância e a contribuição das mídias sociais para a sociedade, validando a data e seu propósito de reflexão sobre os benefícios e desafios que a era digital trouxe.


Deixe um comentário