Data dedicada a homenagear os homens e mulheres que trabalham incansavelmente nos mares e oceanos. Essa data serve para reconhecer a imensa contribuição dos marinheiros para a economia mundial, transportando cerca de 90% do comércio global, e assim, enriquecendo a qualidade da vida cotidiana de todos nós.
A iniciativa para a criação do Dia Mundial do Marinheiro veio da Organização Marítima Internacional (OMI), uma agência especializada das Nações Unidas responsável pela segurança e proteção da navegação e pela prevenção da poluição marinha por navios. Em 2010, na Conferência de Manilla, nas Filipinas, os Estados-membros da OMI decidiram por unanimidade estabelecer o dia 25 de junho como o “Dia do Marinheiro”.
O objetivo principal da data é chamar a atenção para o trabalho essencial dos marinheiros e para os sacrifícios que eles fazem. Longe de suas famílias e em condições muitas vezes desafiadoras, esses profissionais são responsáveis por transportar cerca de 90% do comércio mundial, desde alimentos e combustíveis até produtos manufaturados. Sem os marinheiros, as cadeias de suprimentos globais seriam interrompidas, afetando drasticamente a economia e a disponibilidade de produtos em todo o planeta.
Desde sua criação, o Dia Mundial do Marinheiro tem sido uma oportunidade para a OMI e diversas organizações marítimas ao redor do mundo lançarem campanhas de conscientização sobre as condições de trabalho dos marinheiros, os desafios que enfrentam e a importância de garantir seus direitos e bem-estar. É um dia para lembrar que, por trás de cada produto que chega à nossa porta, há um marinheiro que dedicou seu tempo e esforço para que isso acontecesse.


Deixe um comentário