Data de grande significado para o movimento olímpico global. Um dia dedicado a promover a prática de esportes, os valores olímpicos de excelência, amizade e respeito, e a importância do bem-estar físico e mental.
A escolha do dia 23 de junho marca a fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 1894, em Paris, pelo Barão Pierre de Coubertin, um pedagogo e historiador francês, que foi o grande idealizador da reativação dos Jogos Olímpicos da era moderna. Ele acreditava que o esporte poderia ser uma ferramenta poderosa para a educação, o entendimento internacional e o desenvolvimento humano.
A ideia de um “Dia Olímpico” foi inicialmente proposta em 1947 pelo Dr. Gruss, membro tcheco do COI, durante a 41ª Sessão do COI em Estocolmo. A proposta foi formalmente adotada na 42ª Sessão do COI em St. Moritz, em janeiro de 1948. A primeira celebração do Dia Olímpico ocorreu em 23 de junho de 1948, com a participação de nove Comitês Olímpicos Nacionais: Áustria, Bélgica, Canadá, Grã-Bretanha, Grécia, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela.
Este dia nos lembra que o esporte tem o poder de unir pessoas, transcender barreiras culturais e sociais, e inspirar gerações a buscar seus melhores desempenhos, tanto dentro quanto fora das arenas esportivas. É uma celebração do legado olímpico e um convite para que todos abracem o espírito do esporte em suas vidas.


Deixe um comentário