Desde os primeiros e rudimentares registros, o cinema brasileiro trilhou um longo e rico caminho, refletindo as transformações sociais, políticas e culturais do país. Das produções documentais iniciais às chanchadas, passando pelo aclamado Cinema Novo, que revolucionou a forma de fazer e pensar cinema, até as produções contemporâneas que conquistam público e crítica no Brasil, no mundo e no Oscar, a trajetória do cinema nacional é um espelho da própria identidade brasileira.

Data escolhida para homenagear o dia em que o ítalo-brasileiro Afonso Segreto registrou aquelas que são consideradas as primeiras imagens em movimento em solo brasileiro, a bordo do navio francês Brésil, de onde filmou a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 19 de junho de 1898.

Embora existam debates sobre qual foi, de fato, a primeiríssima gravação no país (alguns historiadores apontam filmagens em Petrópolis em 1897), a data de 19 de junho se consolidou como o momento simbólico do nascimento do cinema brasileiro.

O Dia do Cinema Brasileiro é uma oportunidade para celebrar a criatividade, a resiliência e a diversidade de talentos que compõem a indústria cinematográfica do país. É um convite para revisitar clássicos, descobrir novas obras e valorizar a arte que, com uma câmera na mão e muitas ideias na cabeça, continua a emocionar, provocar e entreter gerações.

Deixe um comentário

DESTAQUES