Data de profunda significância para milhões de pessoas em recuperação e para aqueles que buscam ajuda para superar o alcoolismo. Esta data marca o aniversário da criação do primeiro grupo de A.A., um marco crucial na história da recuperação do alcoolismo. O primeiro encontro oficial entre Bill W. e Dr. Bob, fundadores de A.A., em 10 de junho de 1935, é considerado o nascimento de Alcoólicos Anônimos. Este dia é uma oportunidade para celebrar as vidas transformadas, reconhecer a coragem e a dedicação dos membros de A.A., e conscientizar sobre a natureza da doença do alcoolismo e a esperança de recuperação.

A história de Alcoólicos Anônimos começa em 10 de junho de 1935, em Akron, Ohio, EUA. Foi nesse dia que o corretor da bolsa de valores de Nova York, Bill Wilson (conhecido como Bill W.), teve seu último drinque. Ele vinha lutando contra o alcoolismo por anos, com inúmeras internações e tentativas de recuperação fracassadas. A reviravolta em sua vida ocorreu após um encontro com o Dr. Bob Smith (conhecido como Dr. Bob), um cirurgião de Akron que também sofria de alcoolismo.

A partir desse dia, eles começaram a trabalhar com outros alcoólicos, e o método de recuperação baseado em princípios espirituais e no apoio de grupo começou a tomar forma. Os fundamentos do programa de 12 Passos, embora ainda em desenvolvimento, começaram a ser aplicados, enfatizando a admissão da impotência perante o álcool, a crença em um Poder Superior e a prática de princípios como honestidade, inventário moral e serviço a outros.

“Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de pessoas que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum, e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo. AA possui grupos em 146 países, reunindo cerca de 2 milhões de integrantes. No Brasil, são 650 grupos registrados, com 75 mil membros.” — Literatura de A.A.

Deixe um comentário

DESTAQUES