Data para disseminar conhecimentos, valores e atitudes que promovam a conservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável. Mais do que uma simples comemoração, o dia serve como um lembrete constante da responsabilidade coletiva em relação ao nosso planeta.
A instituição do Dia Nacional da Educação Ambiental no Brasil ocorreu por meio da Lei nº 12.633, de 2012. A escolha do dia 3 de junho homenageia a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Eco-92, realizada em 1992, no Rio de Janeiro. Esse evento de grande relevância global trouxe à tona discussões cruciais sobre as questões ambientais e o desenvolvimento sustentável, impulsionando a necessidade de ações concretas, incluindo a educação ambiental.
Embora o termo “educação ambiental” tenha surgido em 1965, durante a Conferência de Educação da Universidade de Keele, na Grã-Bretanha, motivado pelas crescentes preocupações com as catástrofes ambientais, foi a partir de conferências internacionais, como a de Estocolmo (1972) e a de Belgrado (1975), que a educação ambiental ganhou contornos mais definidos e uma visão globalizante da interrelação entre o meio ambiente e a sociedade.
No Brasil, a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) foi estabelecida pela Lei nº 9.795, de 1999, reconhecendo a educação ambiental como um processo contínuo e permanente de construção de valores, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente e a busca pela qualidade de vida.


Deixe um comentário