Data especial para milhões de estudantes que se preparam para os desafios dos exames de ingresso ao ensino superior. Horas dedicadas a livros, apostilas e videoaulas, a privação de momentos de lazer, a pressão por resultados e a incerteza do futuro são parte da realidade de quem sonha com uma vaga na universidade.

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), prova criada pelo Ministério da Educação (MEC) é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil. Suas notas podem ser utilizadas para: ingresso em universidades públicas, concessão de bolsas de estudo em universidades privadas, financiamento estudantil e acesso a instituições de ensino superior em Portugal.

A escolha do dia 24 de maio para celebrar o vestibulando tem suas raízes em um movimento estudantil significativo no Brasil. Embora não haja um marco oficial ou uma lei federal que institua a data, ela foi informalmente adotada e se popularizou ao longo dos anos, especialmente a partir da década de 1980.

Acredita-se que a data tenha surgido da necessidade de dar visibilidade e solidariedade àqueles que enfrentavam (e ainda enfrentam!) uma fase de intensa pressão, estudos e ansiedade. O mês de maio, historicamente, marca o período em que muitos cursos pré-vestibulares já estão em andamento e as provas se aproximam, intensificando a rotina de estudos. A celebração do Dia do Vestibulando serve como um lembrete de que esses estudantes não estão sozinhos em sua jornada.

Deixe um comentário

DESTAQUES