Existem mais de 300 espécies de tartarugas, répteis milenares, que habitam a Terra há mais de 200 milhões de anos. A celebração não se restringe apenas às tartarugas marinhas, mas também aos cágados (de água doce) e aos jabutis (terrestres). No entanto, muitas espécies estão em perigo de extinção, esta celebração serve como um lembrete crucial da necessidade de proteger esses animais e seus ambientes.

As tartarugas desempenham um papel vital nos ecossistemas em que vivem, seja no controle de populações de presas, na dispersão de sementes (no caso de jabutis) ou na manutenção da saúde dos oceanos (para as marinhas).

O Dia Mundial da Tartaruga foi estabelecido no ano 2000 pela American Tortoise Rescue (ATR), uma organização sem fins lucrativos fundada em 1990 por Susan Tellem e Marshall Thompson. A missão da ATR é resgatar e reabilitar tartarugas e cágados de todas as espécies, ao mesmo tempo em que defendem sua proteção na natureza.

A ideia por trás da criação desta data era simples, mas poderosa: dedicar um dia no ano para celebrar e proteger tartarugas, jabutis e cágados, bem como seus habitats, que estão desaparecendo em diversas partes do mundo. A iniciativa busca encorajar a ação humana para ajudá-los a sobreviver e prosperar diante das inúmeras ameaças que enfrentam.

Deixe um comentário

DESTAQUES