A biodiversidade refere-se à variedade de vida na Terra, desde os genes até os ecossistemas complexos. Ela abrange a diversidade de espécies de plantas, animais, fungos e microrganismos, a diversidade genética dentro de cada espécie e a diversidade de ecossistemas, como florestas, oceanos, desertos e outros.

Essa riqueza natural é a base para a vida no planeta e para o bem-estar humano. Ela nos fornece ar puro, água potável, alimentos, medicamentos, fibras, energia e matérias-primas para diversas indústrias. Além disso, os ecossistemas saudáveis regulam o clima, controlam pragas e doenças, polinizam culturas e reciclam nutrientes.

A perda de biodiversidade, impulsionada por fatores como a destruição de habitats, a poluição, as mudanças climáticas e a exploração insustentável de recursos, representa uma ameaça grave para o futuro da humanidade.

Em 2000, a Assembleia Geral da ONU, através da Resolução 55/201, regulamentou celebração, em homenagem à aprovação do texto da Convenção sobre Diversidade Biológica em Nairóbi, Quênia, em 22 de maio de 1992.

Deixe um comentário

DESTAQUES