Durante séculos, as comunidades indígenas preservaram seus conhecimentos ancestrais, suas línguas, seus costumes e sua profunda conexão com a terra. Suas contribuições para a sociedade e o enriquecimento da identidade brasileira, são inestimáveis, abrangendo desde práticas de agricultura sustentável e o uso medicinal de plantas até expressões artísticas únicas e uma cosmovisão que nos ensina sobre o respeito à natureza.
É fundamental reconhecer que a história dos povos indígenas no Brasil é marcada por lutas e desafios. Desde a colonização, enfrentam a violência, o desrespeito, a perda de suas terras e a discriminação. O Dia dos Povos Indígenas serve como um lembrete da necessidade urgente de proteger seus direitos, demarcar suas terras, garantir o acesso à saúde e à educação de qualidade, e valorizar suas culturas como patrimônio vivo do país.
O Projeto de Lei de 2019 que altera a nomenclatura da data é de autoria da então deputada federal Joenia Wapichana, hoje presidente da Funai, que também muda o nome. O órgão criado em 1967 como Fundação Nacional do Índio, passa a se chamar agora Fundação Nacional dos Povos Indígenas.
🔎 Saiba Mais
- ‘Basta ter oportunidade’: indígena brasileira se junta a Mandela e Malala com principal prêmio de direitos humanos da ONU • Ricardo Senra – Enviado especial da BBC News Brasil a Nova York – 20/12/2018 / UOL Notícias ► noticias.uol.com.br
- Após veto de Bolsonaro, Brasil comemora pela primeira vez o Dia dos Povos Indígenas – Sociedade • CartaCapital ► cartacapital.com.br


Deixe um comentário