A data é uma homenagem aos profissionais que atuam na promoção da saúde pública e que são essenciais na área de epidemiologia. O sanitarista é responsável por associar os seus conhecimentos sanitários aos de saúde pública, contribuindo para a melhoria da qualidade dos serviços.
A escolha da data está relacionada com a aprovação do primeiro Código Sanitário brasileiro pelo Congresso Nacional, em 2 de janeiro de 1920, por Carlos Chagas.
Oswaldo Cruz e Carlos Chagas são considerados os maiores nomes do sanitarismo no Brasil.
Oswaldo Cruz e Carlos Chagas foram cientistas brasileiros que se destacaram na luta pela melhoria da qualidade de vida da população brasileira. A relação entre os dois começou em 1902, quando Chagas procurou Cruz para orientação na sua tese de doutorado.
Oswaldo Cruz anunciou a descoberta da doença de Chagas em 1909, na Academia Nacional de Medicina. A doença foi descoberta por Carlos Chagas, que identificou o parasita Trypanosoma cruzi, o inseto hospedeiro, o barbeiro, e diagnosticou a doença em uma paciente de Minas Gerais. O parasita foi batizado com o nome de Trypanosoma cruzi em homenagem a Oswaldo Cruz.
Carlos Chagas assumiu a direção do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) em 1917, após a morte de Oswaldo Cruz. Durante sua administração, ampliou as áreas de pesquisa, produção e ensino do instituto.
Oswaldo Cruz faleceu em 11 de fevereiro de 1917, com 44 anos, por complicações de uma doença nos rins. Carlos Chagas faleceu em 8 de novembro de 1934, no Rio de Janeiro, vítima de morte súbita.
“Pelos erros dos outros, o homem sensato corrige os seus.” — Oswaldo Cruz
“Não vai demorar que passemos adiante uma grande e bela ciência, que faz arte em defesa da vida.” — Carlos Chagas
FONTES:


Deixe um comentário