Data para reconhecer a força, coragem e compromisso das pessoas que enfrentaram o alcoolismo e buscam a recuperação. Segundo Alcoólicos Anônimos, o alcoolismo é uma doença física, mental, emocional e espiritual, progressiva e incurável, que se não for detida a tempo, termina fatalmente na loucura ou na morte prematura de seus portadores.

Além de celebrar a recuperação, a data também serve para conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelos alcoólicos e a importância do apoio familiar e social no processo de recuperação.

Instituições como os Alcoólicos Anônimos (AA) desempenham um papel crucial, oferecendo um espaço seguro e de acolhimento para aqueles em recuperação. Saiba mais ▶️ https://www.aa.org.br

Existem também, os Centros de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps-ad) espalhados por todo o país, que tratam de alcoolistas e dependentes químicos. Se necessário, procure por estes serviços em sua cidade.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando desafios com o alcoolismo, lembre-se de que a recuperação é possível e que há ajuda disponível. Cada passo dado em direção à sobriedade deve ser celebrado.

O Dia do Alcoólico Recuperado, foi instituído em 1980 na cidade de São Paulo pelo governador Reynaldo de Barros, realmente tem um significado profundo.

O alcoolismo é uma doença que pode causar sérios problemas de saúde, como cirrose hepática, câncer, doenças cardiovasculares, além de distúrbios mentais e comportamentais. O consumo abusivo de álcool também pode levar a perdas sociais e econômicas significativas.

A celebração dessa data se expandiu ao longo do tempo, tornando-se uma ocasião nacional e mundialmente reconhecida. É um momento para refletir sobre a importância do apoio e da conscientização na luta contra o alcoolismo.

FONTES:

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-alcoolico-recuperado/

https://tribunaonline.com.br/cidades/dia-do-alcoolico-recuperado-o-alcool-me-levou-ao-fundo-do-poco-212080?home=esp%C3%ADrito+santo

Deixe um comentário

DESTAQUES