Data crucial para alertar a sociedade sobre os casos de violência e maus-tratos contra as mulheres. A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus-tratos.

Estatísticas mostram que uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica, tornando essa questão um problema social e de saúde pública que não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.

A data foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999 e surgiu a partir do Dia Latino-americano de Não Violência Contra a Mulher, criado durante o Primeiro Encontro Feminista Latino-Americano e Caribenho de 1981, realizado em Bogotá, Colômbia.

O 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, conhecidas como “Las Mariposas”, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta data em 1960, a mando do ditador da República Dominicana, Rafael Trujillo. As irmãs lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.

A conscientização e a luta contra a violência de gênero são essenciais para construir uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres.

Deixe um comentário

DESTAQUES