Esta data homenageia a introdução da homeopatia no Brasil em 21 de novembro de 1840, e serve para informar as pessoas sobre os benefícios desse tratamento.
A homeopatia é um sistema de medicina alternativa que se baseia no princípio de que “semelhante cura semelhante”. Isso significa que uma substância que causa sintomas em uma pessoa saudável pode, em doses muito pequenas, tratar esses mesmos sintomas em uma pessoa doente. Os medicamentos homeopáticos são preparados através de um processo de diluição e agitação, conhecido como dinamização.
Os tratamentos homeopáticos são personalizados, levando em consideração não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais e mentais do paciente. Os remédios são feitos a partir de substâncias naturais, como plantas, minerais e animais, e são administrados em doses extremamente diluídas.
A homeopatia é utilizada para tratar uma ampla variedade de condições, desde alergias e problemas de pele até distúrbios digestivos e emocionais. Embora seja uma prática controversa e não reconhecida por todos os profissionais de saúde, muitos pacientes relatam benefícios significativos com o uso de tratamentos homeopáticos.
Os medicamentos homeopáticos são produzidos em farmácias de manipulação e têm como matéria-prima ervas naturais, raízes, minerais, animais e outras fontes provenientes da natureza.
A data foi escolhida porque em 21 de novembro de 1840, o homeopata francês Dr. Benoit Jules Mure, conhecido no Brasil como Bento Mure, chegou ao país. Ele foi responsável pela criação do Instituto Homeopático do Saí, o primeiro a tratar pacientes com técnicas homeopáticas no Brasil.
Dr. Benoit foi salvo de uma tuberculose através da homeopatia, pelo Conde Dr. Sebástien des Guidi, discípulo direto do médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann, criador da homeopatia.


Deixe um comentário