A data celebra a primeira bandeira oficial do Brasil, adotada em 19 de novembro de 1889, instituindo a bandeira republicana nacional, desenhada pelo pintor brasileiro Décio Rodrigues Villares, como a Bandeira do Brasil, ícone da identidade nacional e do sentimento de irmandade entre os brasileiros, símbolo da pátria e da união entre os estados.
No dia 19 de novembro de 1889, o recém-instalado governo republicano do Brasil trocou a antiga bandeira imperial, que vigorou durante 67 anos, pela bandeira da República.
A nova bandeira, desenhada pelo pintor brasileiro Décio Rodrigues Villares, foi inspirada na bandeira do império, que havia sido desenhada pelo pintor francês Jean-Baptiste Debret. A bandeira do Brasil manteve o retângulo verde e o losango amarelo, com algumas alterações. A faixa branca, onde se lê “Ordem e Progresso”, e 21 estrelas numa esfera azul foram inseridas na criação da nova bandeira.
Em 11 de maio de 1992, a bandeira brasileira passou a ter 27 estrelas, no lugar de 22, para incluir os novos estados da federação, conforme a Lei n. 8.421, de 11 de maio de 1992, que determina que os novos estados devem ser representados por estrelas.


Deixe um comentário