Umbanda é uma religião genuinamente brasileira, que combina elementos do catolicismo, espiritismo e religiões de origens africanas e indígenas. A Umbanda é um exemplo da rica diversidade cultural do Brasil, apesar de seus praticantes terem enfrentado preconceito e discriminação ao longo dos anos.
Os cultos umbandistas são realizados em terreiros, onde espíritos de caboclos, pombas-gira, orixás e crianças incorporam nos médiuns para oferecer aconselhamentos e bênçãos aos presentes.
A Umbanda surgiu em 15 de novembro de 1908, quando um espírito se manifestou pela primeira vez em Zélio Fernandino de Moraes, um jovem médium de 17 anos, e ordenou a criação de um novo culto. Zélio, que sofria de uma paralisia inexplicável, foi levado à Federação Espírita do Rio de Janeiro, onde foi “possuído” pelo caboclo das Sete Encruzilhadas, que anunciou a fundação da Umbanda.
A data foi oficializada pela Lei nº 12.644, sancionada pela presidente Dilma Rousseff em 16 de maio de 2012, mas já era comemorada há muito tempo pelos umbandistas, pois marca o dia em que o espírito de um caboclo anunciou a fundação da nova crença.
A Umbanda é uma celebração da diversidade e da espiritualidade brasileira.


Deixe um comentário